quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DICAS

LICORES

Informações importantes:

  1. Se possível, deve-se usar água mineral para evitar o gosto do cloro, presente na água comum.
  2. O açúcar deve ser refinado, bem seco, livre de qualquer impureza ou cheiro estranho.
  3. É principalmente o álcool que vai definir a qualidade do licor. Embora a cachaça seja muita usada na fabricação caseira de licores, ela não é indicada porque interfere no gosto da fruta., transmitindo à bebida seu aroma e sabor característicos. Se não for possível conseguir um conhaque, uísque ou vodka de boa qualidade, é melhor optar pelo álcool de cereais (álcool neutro).
  4. O álcool encontrado no mercado — seja de cana ou de cereais — está padronizado em 96º GL. Isso quer dizer que ele possui 96% de álcool absoluto. Para a fabricação de licores é necessário acrescentar 1.400 ml (quase 1,5 litros) de água pura para cada litro de álcool. Isso fará com que o teor do álcool baixe para 40º GL, o necessário para um bom licor. Caso seja escolhido outro tipo de álcool (uísque, vodka ou conhaque), basta verificar no rótulo a indicação do teor alcoólico; não é difícil encontrar qualquer dessas bebidas com graduação alcoólica em torno da desejada . Os licores feitos para consumo doméstico não exigem padronização do teor de álcool e açúcar, mas quando a produção se destina a um pequeno comércio — considerado atualmente como bastante lucrativo — esse cuidado é necessário. Para isso é preciso dispor de um alcoômetro e de um densímetro, pequenos instrumentos que medem o álcool e o açúcar presentes nos licores. Além deles, são necessários vidros de boca larga ou bombonas de plástico, onde se processará a infusão; coadores de pano e de papel, um medidor graduado para líquidos, balança doméstica e garrafas com tampas. É possível aproveitar, com bons resultados, garrafas usadas de outras bebidas finas, desde que bem lavadas e deixadas de molho para eliminar vestígios do sabor original.
  5. Depois de prontos e engarrafados, os licores devem ficar no mínimo por 2 (dois) meses envelhecendo. Ricos em álcool e açúcar, conservantes por excelência, dispensam a pasteurização. No entanto, como as substâncias corantes e aromáticas extraídas das frutas podem modificar-se sob a ação da luz, convém guardá-los em local fresco, abrigados do excesso de luz.
  6. O licor caseiro pode ser feito através da maceração ou infusão de diversos ingredientes em diferentes formas de álcool.
  7. As cascas e a polpa das frutas, folhas, água, açúcar e álcool são os ingredientes básicos de um bom licor feito em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo,
leia as receitas
e deixe o seu comentário.
Obrigado..