domingo, 21 de dezembro de 2008

DICAS


AZEITE

Sabor e Aroma

O sabor e o aroma do azeite, depende de muitos fatores entre os quais se destacam: a variedade das azeitonas, o estágio de maturação dos frutos, o tipo de solo, o tipo de clima, entre outros.

Teor de Acidez
A acidez é um fator de classificação importante do azeite de oliva virgem, mas não serve para indicar a qualidade sensorial do produto. Não é uma acidez mais baixa, por exemplo, que determina se o azeite é mais gostoso ou intenso.
Os bons azeites geralmente apresentam uma acidez baixa. Isto não significa, no entanto, que com acidez baixa, não sejam encontrados azeites com pouco aroma e sabor apagado e também o contrário, um azeite com acidez um pouco mais alta e presença marcante na boca.

Data de Fabricação
Ao contrário de alguns vinhos, o azeite é melhor quanto mais jovem, ainda que outros fatores devam ser levados em consideração.
Por isso, verifique a data de fabricação.

Coloração
O azeite de cor mais verde é um azeite mais jovem, obtido de azeitonas mais verdes e que apresentam uma proporção maior de clorofila. São geralmente mais frutados, mais amargos e picantes.
Os azeites de cor mais amarelada são obtidos de azeitonas mais maduras, são menos amargos e picantes e algumas vezes, mais doces.


O melhor.... só provando, sentindo seu aroma...comparando
O melhor, somente seu paladar é quem define, ainda que tecnicamente, os bons azeites de oliva são complexos, apresentam corpo e uma série de atributos sensoriais que definem uma personalidade, desde a natureza de seus aromas, que podem lembrar, ervas, maçãs verdes e frutos secos entre outros, até seu sabor que pode ser percebido em graus diferentes, como uma sensação doce na ponta da língua, outra amarga na parte superior da língua e uma sensação picante na base da língua, perto da garganta.

Marketing
Algumas qualidades que aparecem em destaque nas embalagens, não são determinantes para sua escolha:

Sem colesterol
Todos os azeites são sem colesterol, pois sua origem é vegetal.

Primeira Prensagem
Não existe segunda prensagem. Todos os azeites de oliva virgens, sejam bons ou ruins, são resultados de uma primeira prensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo,
leia as receitas
e deixe o seu comentário.
Obrigado..